sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Melhor lugar da casa...



Umas das lembranças prediletas da minha infância é da cozinha da casa que eu morava (confesso que não só da nossa cozinha, como a de quase todas as outras que eu conheci). Fecho os olhos e consigo recordar até do gosto dos bolinhos fritos feitos por vovó Beta. Sem esquecer me dos pastéis de vovó Maria e os pãezinhos de cebola da D.Zalva. Delícia.

A cozinha consegue ser um grande contribuidor para o nosso tempo, nosso relógio, nosso convívio social, além da nossa prática de comunicação.
Acordar com o barulho do liquidificador e o cheirinho dos mistos quentes, sinal que está na hora do café da manhã. Alguns dias mais corridos outros com mais tempo livre... Saimos para estudar, trabalhar...mas já com o aroma daquilo que será o nosso dia.

E em toda morada, a cozinha é uma espécie de sala que marca os melhores encontros, acontecendo o melhor da comunicação. Final de festa, os mais íntimos reunidos, os comentários da festa, como era a roupa de fulana, o beijo de siclano, e até mesmo o último casal formado ou separado...onde?? COZINHA!!!

Agora, na mesinha posta no melhor lugar da casa, saboreio um jantar rubinense em companhias agradaveis dos meus pais, abro um bom vinho...
O papo cheio de lembranças e saudades daquele tempo em que reuniamos na cozinha da fazenda (onde morávamos), um grande fogão vermelho a lenha, águas esquentadas por serpentina... e muitos objetivos de vida!!!

Definitivamente, este é o lugar mais colorido da casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário